Os sensores difusos MEPA são fabricados com a finalidade de emitir e receber luz infravermelha modulada, alterando seu estado de saída inicial na presença de algum objeto obstruindo o feixe de luz emitido. Eles são aplicados em casos onde a instalação de uma barreira óptica se torna inviável ou quando o objeto a ser detectado se encontra fora do alcance dos demais sensores de proximidade (Indutivos e Capacitivos). Os sensores difusos MEPA detectam objetos nas mais variadas cores, incluindo as mais escuras, são também imunes a qualquer interferência luminosa externa. Estes sensores podem ser encontrados nos modelos com distancia ajustável ou distancia fixa.
São fabricados em cápsulas de 18 mm, com saída a cabo ou conector M12, ficando a critério do cliente a escolha do material a ser utilizado: plástico ou metal.
Os sensores difusos MEPA são encontrados com saídas normalmente abertas ou normalmente fechadas, sendo os mesmos enquadrados na norma internacional DIN (Deutsche Industrie Normen) e obedece a classe de proteção IP-65 e IP-67. Estes sensores trabalham em ambientes com temperaturas que variam de -25°C a +70°C.