Os detectores de fluxo MEPA foram desenvolvidos para detectarem a ocorrência do fluxo de líquidos dentro de tubulações. Apresentado em diversas bitolas este detector é montado no corpo de uma válvula de retenção, sendo que no lugar onde se localizaria a tampa da válvula, está presente a cápsula do circuito eletrônico fixada por um parafuso lateral.
Este equipamento funciona como detector de fluxo e válvula de retenção, ao mesmo tempo. Como válvula de retenção, permite a passagem do fluxo somente num sentido (conforme seta no corpo da válvula). Como detector de fluxo opera como um interruptor eletrônico que se devidamente escolhido e ajustado pode detectar fluxos dentro de uma ampla faixa. Os detectores de fluxo MEPA são ideais para trabalharem em ambientes agressivos onde as temperaturas elevadas e possibilidade de contato direto com líquidos sejam eminentes.
Os detectores de fluxo MEPA são fabricados em dois modelos diferentes de materiais, um deles é o bronze zincado, o outro é fabricado em aço inoxidável. Ambos operam com vários tipos de líquidos como água, óleos e outros líquidos de baixa viscosidade, apresentando uma grande durabilidade e segurança no sistema a ser monitorado. Outra grande vantagem deste equipamento é grande variedade de configurações elétricas e bitolas disponíveis.
São encontrados em bitolas que variam de ¼ a 4″, nas configurações de saída normalmente aberta, normalmente fechada, saída a rele ou saída dupla. Em CC (corrente continua) ou CA (corrente alternada) podem ser alimentadas em uma ampla faixa de tensões, conforme a necessidade de cada cliente. Os detectores de fluxo MEPA estão enquadrados na norma internacional DIN (Deutsche Industrie Normen) e obedecem as classes de proteção IP-65 e IP-67. Estes sensores trabalham em ambientes com temperaturas que variam de -25°C a +70°C.