Os detectores de obstrução, da serie PLL, foram criados para monitorarem os mais diversos fornos existentes, sendo aplicados com sucesso nas ultimas três décadas em fornos cerâmicos de até 200 m de comprimento com um tempo de queima inferior a 25 minutos.
A sua utilização é um fator de economia para indústrias cerâmicas, pois impede a paralisação do processo industrial, alem de impedir a quebra dos rolos refratários, de reposição cara e demorada.
O principio de funcionamento destes painéis, consiste na emissão e detecção de feixes pulsados de luz infravermelha, os quais atravessam toda a extensão do forno, monitorando o processo de queima e resfriamento das peças cerâmicas. Qualquer desnivelamento mais critico dessas peças provoca uma interrupção no feixe de luz, que é percebida pela central antes que a situação possa se tornar mais grave, acionando o alarme do forno.
Os painéis detectores de obstrução são sincronizados, ou seja, são imunes a interferências internas e externas em relação ao forno. Possuem sensores e cabos com conectores, o que torna a instalação, ou mesmo a manutenção de peças, um trabalho extremamente fácil.
Os painéis detectores de obstrução MEPA possuem sensores de fácil alinhamento, o qual pode ser visualizado através de um display indicador de alinhamento, encontrado na tampa frontal de cada painel. Este sistema também contém um seletor de canais automático, memória, indicação a led e saída a rele.