Os sensores de barreira óptica MEPA são fabricados com a finalidade de emitir e receber luz infravermelha modulada, alterando seu estado de saída inicial na presença de algum objeto, obstruindo o feixe de luz emitido. Estes sensores são indicados para uso em aplicações onde a distancia da área a ser monitorada é superior ao alcance de outros sensores ópticos proximidade (difusos) ou mesmo de sensores indutivos e capacitivos.
Os sensores de barreira óptica MEPA detectam objetos nas mais variadas cores, incluindo as mais escuras, são também imunes a qualquer interferência luminosa externa. Estes sensores podem ser encontrados nos modelos com distancia ajustável ou distancia fixa.
Outra vantagem destes sensores é seu feixe de luz direcionado com um ângulo de emissão reduzido, sendo ideal para detectar peças de pequeno porte. As cápsulas possuem diâmetros que variam de 18 a 30 mm, e podem ser fabricadas em plástico ou metal, ambas com rosca e nos modelos de saída a cabo ou conector M12. A distancia sensora pode variar de 2 a 60 m, conforme o modelo escolhido. Os sensores de barreira óptica MEPA são encontrados com saídas normalmente abertas ou normalmente fechadas e também nos modelos de saída dupla.
Estes estão enquadrados na norma internacional DIN (Deutsche Industrie Normen) e obedecem as classes de proteção IP-65 e IP-67. Estes sensores trabalham em ambientes com temperaturas que variam de -25°C a +70°C.